Brandformance: como usar branding para alavancar performance, com Thiago Picelli

Brandformance: como usar branding para alavancar performance, com Thiago Picelli

11/05/2023

O tema brandformance tem protagonizado muitas conversas nos últimos meses, seja dentro das empresas, mídias e nos feeds das redes sociais. Com a alta dos custos de aquisição e o corte nos orçamentos de marketing, os times buscam mais eficiência e como formas de atravessar o platô de marketing.

Brandformance é um termo que combina as palavras “brand” (marca, em inglês) e “performance”. Refere-se a uma abordagem de marketing que busca integrar estratégias de construção de marca (branding) com métricas e objetivos de desempenho mensuráveis.

Tradicionalmente, o branding e a performance têm sido considerados como aspectos separados do marketing. O branding está relacionado à construção de uma identidade de marca, ao desenvolvimento de uma reputação positiva, ao estabelecimento de valores e à criação de uma conexão emocional com os consumidores. Por outro lado, a performance está mais associada aos resultados mensuráveis, como o aumento de vendas, a geração de leads, a taxa de conversão e outros indicadores de desempenho.

No entanto, a abordagem de brandformance busca encontrar um equilíbrio entre esses dois aspectos, reconhecendo que as estratégias de branding podem influenciar diretamente os resultados de desempenho. Ela visa alinhar a construção da marca com metas tangíveis, como aumento de vendas ou retorno sobre o investimento (ROI).

Por exemplo, em uma campanha de brandformance, uma empresa pode usar elementos de branding, como storytelling, valores da marca e personalidade, para criar uma conexão emocional com o público-alvo. Ao mesmo tempo, a campanha seria projetada para impulsionar ações mensuráveis, como cliques em anúncios, visitas ao site, cadastros de e-mail ou vendas diretas.

A vantagem do brandformance é que ele combina os benefícios duradouros do branding (veja que não usamos o termo “longo prazo”) com a capacidade de medir o desempenho e o retorno sobre o investimento. Ele busca construir uma marca forte e ao mesmo tempo atingir resultados mensuráveis, permitindo que as empresas avaliem o impacto de suas estratégias de branding nos resultados comerciais.

Neste episódio do Purple Talks, Thiago Picelli, consultor de marketing do Google, fala sobre a importância do branding para impulsionar o desempenho das empresas. Ele destaca a valorização das emoções no marketing, e como a conexão emocional com o público é um fator crucial para o sucesso de uma marca. Picelli também fala sobre sua carreira e como seu objetivo é ajudar profissionais a criar marcas que se conectem com o público por meio de atributos emocionais.

“The performance plateau seems to be something you have to go through these days to make the transition to maturity as a marketing organisation. It’s like working through the gears on a bike: you’re no longer able to pedal faster in a lower gear so you’re going to need to invest more effort in higher gears to start accelerating.” – ⁠Tom Roach⁠

O Purple Talks é o podcast do Purple Metrics e nessa gravação ao vivo, falamos sobre:

  • insights estratégicos de marcas que querem crescer com base em branding;
  • boas práticas pra marcas crescerem indo do mundo físico pro digital;
  • indicadores pra acompanhar a performance de marcas em crescimento.

Pra quem pensamos esse conteúdo:

gestores de marketing, branding e growth dentro de empresas pessoas de BI, estratégia e planejamento em agências

Convidado:

Thiago Picelli – Apaixonado por emotional branding, tópico que se tornou seu foco de atuação, depois de se graduar na ESPM e concluir sua especialização em Community Management na McGill University (Montreal – CA). Thiago está no Google há quase 8 anos, como consultor de marketing para empresas em processo de aceleração digital, e advoga por branding e awareness em toda sua carreira, ajudando profissionais a fazerem outras pessoas se apaixonarem por suas marcas.

Guta Tolmasquim (Host) – Fundadora e CEO do Purple Metrics. Especialista em branding, também fundou a Brand Gym, maior agência de branding para empresas de tecnologia na América Latina. Também é ativa em mentoria e como professora, foi convidada para ser Teaching Assistant na Section4, empresa de Scott Galloway, e escreve para as principais publicações do país como a Exame.

O episódio está disponível em Youtube e Spotify