;
Branding lovers by Purple Metrics

Branding Lovers #2: Entrevista com CMO da Ciclic, Purple Talks sobre PR e mais

30/05/2022

Resiliência, paciência e persistência. Essas são 3 competências riquíssimas que eu tive que exercitar pra me desconstruir, mudar minha visão do que não conhecia e defender minhas estratégias.” – Gustavo Zobaran , CMO na Ciclic

O que ninguém te contou sobre branding?

Ninguém me contou nada, rs. Mas eu descobri muita coisa sozinho, indo atrás e estudando. Foi desse jeito que eu abri a área de brand experience na Youse. Eu achei que uma startup inovadora não devia simplesmente ter uma área de “marketing institucional”, achei que não combinava com a proposta do business. Então tive a ideia de chamar de brand experience, já que branding tinha que penetrar em todo ponto de contato da empresa. Assumi que eu não sabia um monte de coisas, então fui atrás das referências, pessoas e literatura pra validar minha ideia. 

Como você convence quem não é da área que branding traz resultado?

Na hora de aprovar um projeto de branding e rebranding, você precisa convencer todos os executivos, e só faz isso com números. Das experiências que eu tive construindo marca e cultura, a gente fez tracking de marca por trimestre, top of mind estimulado e espontâneo. Algumas empresas não tem verba pra isso ou até tem a verba, mas não tem iniciativa de ter esse pulso. Mas isso é fundamental na estratégia de uma disciplina que é intangível.

O que considera que todo brand manager tem que saber?

Todo brand manager tem que ser um evangelizador. Tem que ter competência técnica sim, mas a etapa de convencimento é fundamental pra apresentar e validar as estratégias. Eu aprendi muito estudando, mas também apresentando projetos e passando meu conhecimento adiante.

Uma mensagem na garrafa pros brand managers do futuro:

Sempre tenha contigo uma cartela de magnésia bisurada, porque defendendo sua marca, tem vezes que a azia é inevitável.


Conteúdos inspiradores recomendados pela nossa comunidade

Pra salvar na agenda

Purple Metrics

Como usar a imprensa pra fortalecer seu branding? 📣

Na próxima quinta, dia 2, teremos um papo com:

  • Bruno Capelas (foi jornalista no Estadão e liderou Comunicação no Canary)
  • Catarina Cicarelli (head de Comunicação e Branding na Quanto)
  • Guta Tolmasquim (CEO do Purple Metrics e especialista em branding)

É a edição #5 do Purple Talks!

Inscreva-se abaixo pra receber o convite e poder interagir ao vivo:


Espaço Purple: novidades do nosso software

Foi pro ar nossa tela de comparador de atributos de marca. Aqui no Purple, a gente mede branding com 5 atributos: preferência, elasticidade, relevância, identificação e força de marca. Cada atributo impacta uma métrica de negócio (CAC, margem, churn, custo de mídia etc) e agora nossos clientes podem saber exatamente qual atributo deve ser o foco da estratégia de marca:

Purple Metrics

Se quiser fazer como a Loggi, Endeavor, isaac, Banco Bmg, Inventivos e mais outros negócios e medir a força da sua marca com o Purple Metrics, é só acessar nosso site e pedir pra receber uma proposta.


Gostou dessa edição? 🙂

Se gostou, deixe seu e-mail aqui embaixo pra receber nossos conteúdos.

Até mais!