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Branding Lovers #7 – Um PMM falando de branding

04/11/2022

“Uma empresa que não tem a marca forte precisa gerar um volume gigante de conteúdo, comprar palavras etc, enquanto as outras conseguem um excelente resultado com inserções mais estratégicas. Então, quem trabalha com growth precisa entender que precisa realizar um trabalho em conjunto com branding: quanto mais trabalhar marca, mais fácil vai ser pra trazer cliente, vai gastar menos nas campanhas e ter as mensagens certas.”

Felipe Barbosa – product marketing manager @Nubank

O que você acha que toda pessoa de growth deveria saber sobre branding?

Acho que 2 pontos: 

1)  pensar que branding é investimento e não um custo. Eu sempre vi  growth medindo tudo na ponta do lápis e, se não sabia medir, não recebia investimento. Isso começou a mudar com o crescimento da concorrência e as pessoas notarem que as campanhas de growth não traziam mais os mesmo resultados. Uma empresa que não tem a marca forte precisa gerar um volume gigante de conteúdo, comprar palavras etc, enquanto as outras conseguem um excelente resultado com inserções mais estratégicas. Então, quem trabalha com growth precisa entender que precisa realizar um trabalho em conjunto com branding: quanto mais trabalhar marca, mais fácil vai ser pra trazer cliente, vai gastar menos nas campanhas e ter as mensagens certas.

2) precisamos, sim, entender as métricas de performance, mas também a percepção dos nossos clientes e o que eles estão pensando da nossa marca. Pra primeira tem várias ferramentas que fazem isso e pra segunda tem que haver uma rotina de estudo pra entender essa percepção e olhar juntos esses resultados, times de growth e times de branding.

O que pessoas de branding deveriam aprender sobre growth?

Principalmente pessoas de branding que vem de outros mercados e entram no mercado de tecnologia tem que entender o que move as decisões e o racional da pessoa de produto e growth. Isso cria uma empatia dentro dos processo de decisão e criar um time mais coeso e soluções mais aplicáveis. Normalmente, eu recomendo só estudar um pouco sobre gestão de produto, porque ela já tem uma boa base de marketing e acho que pode ser uma boa conexão.

Como você tem visto que branding traz resultado?
Eu gosto de mostrar um gráfico que a Chiefmartec lança todo ano com o crescimento do ecossistema de martechs. Hoje, existem 10 mil produtos de tecnologia disputando a atenção e o orçamento só dos times de marketing. Se você não pensar sua marca, você vai ficar perdido e sem visibilidade. IBM, Microsoft, Windows, Hubspot, RD, Twilio… O mercado de software virou aquela prateleira de supermercado cheia de molho de tomate: a que mais se destaca é a que mais investe em marca.

Uma mensagem na garrafa para os próximos brand managers:
Se aproximem das pessoas de produto! Chamem pra conversa, especialmente se a empresa ainda é o produto. Faça isso de forma proativa e rotineira.


Conteúdos inspiradores recomendados pela nossa comunidade pelo Felipe Barbosa

  • O mapa de crescimento das marteches edição de 2022 feito pela chiefmartech
  • O livro Lean Product Playbook do Dan Olsen
  • O livro Loved, da Martina Lauchengco
  • O perfil do Shreyas Doshi, ex-PMM na Stripe, Twitter, Google e Yahoo

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