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[Case] Elasticidade de marca: como a Linus usa o Purple Metrics para medir o potencial de novos lançamentos

[Case] Elasticidade de marca: como a Linus usa o Purple Metrics para medir o potencial de novos lançamentos

09/05/2023

A Linus, marca de sandálias feita com PVC microexpandido de fontes renováveis, nasceu em 2018, hoje cresce 50% ao ano, está presente nos Estados Unidos e na Europa, e recentemente entrou em dez lojas no Uruguai.

Com um forte DNA de branding, a Linus vem sendo construída em cima do conceito de que bem-estar e sustentabilidade são interdependentes: o conforto deve estar associado a uma vida saudável e com o menor impacto possível no meio ambiente. 

[Case] Elasticidade de marca: como a Linus usa o Purple Metrics para medir o potencial de novos lançamentos - Com a popularização de marcas de sandálias brasileiras e alta concorrência nessa categoria, uma marca forte é fundamental para posicionar o produto de forma distintiva no mercado. (Imagem: Tipi Criativo)
Com a popularização de marcas de sandálias brasileiras e alta concorrência nessa categoria, uma marca forte é fundamental para posicionar o produto de forma distintiva no mercado. (Imagem: Tipi Criativo)

O time de marketing da Linus precisava, então, avaliar o impacto das suas ações de branding e de fidelização de consumidores com mais agilidade e recorrência para poder otimizar sua estratégia de marca, que cresce majoritariamente no digital, e para isso, passaram a fazer pesquisa com seus consumidores por meio do software do Purple Metrics. 

O Purple Metrics é o software que mede essa parte difícil de medir do marketing, como branding, consideração de marca e seu impacto no comportamento do consumidor. Com ele, gestores de marketing conseguem semanalmente saber o que os consumidores pensam na etapa de consideração: quais sentimentos eles têm sobre a marca, quais atributos estão mais fortes nas suas memórias e que intenções de comportamento estes atributos e sentimentos geram. Os insights chegam em forma de métricas de sentimento, comportamento e atributos que podem ser correlacionados entre si para apontar quais deles mais influenciam na intenção de compra do consumidor. 

[Case] Elasticidade de marca: como a Linus usa o Purple Metrics para medir o potencial de novos lançamentos - O widget do Purple Metrics pode ser visto na home do site da Linus coletando a opinião dos consumidores sobre a marca
O widget do Purple Metrics pode ser visto na home do site da Linus coletando a opinião dos consumidores sobre a marca

Elasticidade de marca: dimensão que impacta na expansão do portfólio de produtos

Uma das métricas gerada pelo software do Purple Metrics é o coeficiente de elasticidade de marca, que mede a propensão dos usuários a experimentarem novos produtos da mesma marca. O insight de elasticidade de marca é gerado a partir da pergunta “Eu experimentaria novos produtos da Marca X.”, coletada com consumidores todos os dias com o widget do Purple Metrics ou com a pesquisa enviada por e-mail. 

Atualmente, a Linus já possui 15 cores de sandálias diferentes. Mas com os insights do Purple Metrics, vimos que a marca tinha uma alta elasticidade, ou seja, uma alta predisposição dos clientes para provar novos produtos. 

[Case] Elasticidade de marca: como a Linus usa o Purple Metrics para medir o potencial de novos lançamentos - A Linus possui um mesmo modelo com várias cores diferentes (Imagem: IstoÉ)
A Linus possui um mesmo modelo com várias cores diferentes (Imagem: IstoÉ)

Para o time de marketing, isso foi um insight de negócio, pois demonstra a possibilidade de expandir sua linha de produtos. Agora, a marca pode explorar novas oportunidades de mercado e lançar novos produtos com base na opinião e sentimentos dos consumidores da sua própria base.

“Um dos motivos que a gente inclusive contratou a plataforma era que tinha muita curiosidade de saber a nossa elasticidade. A gente não vê a Linus como uma marca de só calçados, a gente vê muito como estilo de vida. A gente não sabia se as pessoas viam dessa forma e descobrimos que a elasticidade (da marca) é boa.” comenta Olívia Araújo, Brand Manager na Linus

Se você tem interesse em começar a medir sua força de marca com Purple Metrics e definir seus indicadores de crescimento em branding, meio de funil e esforços de comunicação, acesse o site do Purple e marque uma demonstração com o time de vendas.