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Para além do topo de funil: como o Duolingo construiu sua marca através do produto

Para além do topo de funil: como o Duolingo construiu sua marca através do produto

10/08/2023

por
Lucas Yokota (Linkedin) | Lucas tem mais de 10 anos de experiência em growth, branding e negócios. Ex Google, Microsoft e Quanto. Atualmente, é COO do Purple Metrics

Guilherme da Silva (Linkedin) | Guilherme é marketing lead no Purple Metrics. Trabalhou para o crescimento de marcas do Grupo Trigo, Endeavor Brasil e Zup Innovation.

Branding é uma estratégia fundamental para empresas que buscam uma identidade forte e positiva na mente dos consumidores e gerar mais resultado pro negócio. Uma marca bem construída pode criar conexões emocionais e fidelidade com o público-alvo. No caso do Duolingo, famoso aplicativo de aprendizado de idiomas, a marca é construída de forma excepcional ao longo de toda a jornada do usuário. 

Exploraremos como o Duolingo utilizou o produto como principal ferramenta para a construção de sua marca e como isso se tornou uma alavanca de negócios.

O Duolingo e sua marca

Se você não conhece O Duolingo, ele é um aplicativo de aprendizado de idiomas que se destacou por sua abordagem divertida e eficaz para ensinar novas línguas. Com uma interface leve, ilustrações bem-humoradas e uma metodologia baseada em jogos, o aplicativo conquistou mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo e mais 30 milhões só no Brasil (dados de 2022).

O princípio central da marca é tornar o aprendizado de idiomas uma experiência prazerosa e acessível a todos.

Branding é comumente associado à comunicação de topo de funil, como campanhas publicitárias e estratégias de mídia social. O Duolingo, no entanto, elevou essa abordagem, desenvolvendo sua marca tanto na comunicação quanto diretamente em seu produto.

Através da comunicação, o Duolingo se destaca por sua linguagem descontraída e uso criativo das redes sociais, alinhando-se perfeitamente com a identidade da marca. 

Mas é no app que a conexão principal do usuário com a marca acontece.

Brand Principles e o uso do produto 

O Duolingo tem um conjunto claro de princípios de marca, destacando a importância de tornar o aprendizado de idiomas divertido e acessível:

“Achamos que aprender um idioma não deve ser algo a temer e deve ser divertido. Combinamos a tecnologia com o poder do jogo para tornar o aprendizado de idiomas uma alegria, não uma tarefa árdua.”


Esses princípios são aplicados de maneira inteligente e estratégica no produto. O aplicativo utiliza ilustrações exageradas e bem-humoradas, incentivando o usuário a aprender e errar sem medo. O uso de áudio para reforço positivo também contribui para tornar a experiência de aprendizado mais agradável.

Além disso, a experiência positiva no aplicativo gera recorrência e, consequentemente, mais aprendizado. Esse ciclo virtuoso também se traduz em mais visualizações de anúncios e assinaturas do Super Duolingo “premium”. Essa abordagem transformou o próprio produto em uma alavanca de negócios, impulsionando o crescimento da empresa.

Este caso ilustra que a construção de uma marca forte e impactante não se limita à comunicação de topo de funil. Através da incorporação estratégica de seus Brand Principles no próprio produto, o Duolingo consegue criar uma conexão profunda e duradoura com seus usuários. Isso, por sua vez, impulsionou o crescimento do negócio e consolidou a marca como referência no mercado de aprendizado de idiomas. 

A lição que fica é que o branding gera mais impacto se estiver presente em toda a jornada do cliente, tornando cada interação uma oportunidade para reforçar a identidade da marca e criar uma base sólida de fãs e clientes leais.

E com o Purple Metrics, dá pra medir o resultado de branding nos vários pontos de contato dos usuários, da home do site à área logada do seu app. Assim, é possível saber se cada ponto de contato com o usuário fortalece ou não os atributos da marca, geram sentimentos e influenciam no comportamento de compra dos consumidores.