Como fazer um bom plano de branding ou marketing para 2024 - artigo Purple Metrics

Como fazer um bom plano de branding ou marketing para 2024

16/01/2024

Algumas dicas rápidas da nossa CEO, Guta Tolmasquim, para você que não aguenta mais olhar a tela em branco sem saber o que apresentar pro resto da empresa

Tá lá no dicionário: planejamento é a “determinação de ações para atingir as metas estipuladas por uma empresa”. Parece fácil. Mas na hora de escrever, as ideias parecem voar para longe, não é mesmo? Se você não aguenta mais procrastinar (ou tá em cima do prazo), aqui vão algumas dicas para fazer um bom plano de branding anual, seja para 2024 ou para outra temporada em que você estiver lendo esse texto. 

(E se você reconhece essa história de algum lugar, é porque esse artigo é baseado num TikTok que a Guta Tolmasquim, CEO do at Purple Metrics, gravou no final de 2023. Aliás, você já segue a gente por lá?)

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Para quem ta montando planejamento de marketing de 2024 e não sabe por onde começar, uma boa ordem é essa aqui: Objetivo da empresa Objetivo de marketing Mensagem Persona Campanhas #marketing #branding #planejamento - Pra medir branding com Purple Metrics e ter os melhores insights para alavancar a performance da sua marca, ⁠acesse o site do Purple⁠ e marque uma demo com o time de vendas. Link na bio.

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Slide 1: a capa

O primeiro passo é começar pela capa – e aí coloca lá bem bonito, “Planejamento de Marketing 2024”, com a identidade visual da empresa. 

Slide 2: o objetivo da empresa

Depois, o segundo slide tem que ter o objetivo da empresa. Mas calma: tem que ser um objetivo real, algo que signifique um valor em reais no final do ano. Não vale escrever que “a marca XPTO quer mudar o mundo”. Tem que pensar em algo que realmente vá mudar o ponteiro do negócio, como:

  • ampliar a penetração de mercado;
  • reduzir o churn;
  • reduzir o CAC;
  • aumentar o tempo de vida do cliente;
  • aumentar o tíquete médio do cliente; 
  • expandir para uma nova praça;
  • entrar em um novo mercado;
  • fazer cross-sell dos nossos produtos. 

“Ah, Guta, mas eu não sei qual é o objetivo da empresa para 2024!”. Pergunta! Ou seja: conversa com o CEO, com o diretor de estratégia, com seu líder – dependendo do tamanho da empresa, você vai saber quem é capaz de te dar essa resposta melhor. E pronto, você tem seu segundo slide feito. 

Slide 3: o objetivo de marketing

No slide 3, é a hora de traduzir esse objetivo para a área de marketing ou de branding. Se você quer aumentar receita mensal, uma forma de alcançar esse objetivo é expandir a quantidade de leads de maneira qualificada. Se quer expandir numa nova praça, vai ter que entender melhor como aquela praça funciona e criar ações para aquela praça. 

Slides 4, 5, 6… : engenharia reversa

Na sequência, a apresentação passa a ser um jogo de engenharia reversa. Juro que é fácil: é um jogo de causa-e-consequência que você vai desdobrando até conseguir pensar nas ações e nas campanhas que vai fazer para conseguir alcançar seu consumidor ou consumidora. Um bom caminho é o seguinte: 

Preciso aumentar a receita -> Preciso que mais gente compre o produto -> Preciso que o produto seja conhecido pelo consumidor -> Preciso atingir o consumidor com a nossa mensagem. 

Tem duas palavras importantes aqui, aliás. Uma é consumidor, a outra é mensagem – e as duas precisam estar destacadas aqui! 

Público

Começa pelo seu público – e aqui, vale mais pensar nas propostas de valor que você tem a oferecer do que exatamente criar aquela persona bonita, toda saída da ficção. Se você é um restaurante de praia, por exemplo, não adianta saber se seu público trabalha com tecnologia e gosta de jogar tênis. A persona correta aqui é “uma mãe de dois filhos, com cinco e oito anos morrendo de fome depois de passar o dia torrando no sol” ou “grupo de amigos que quer forrar o estômago antes do luau começar na beira da praia”. 

Se esse texto fosse nosso planejamento, a melhor persona é “alguém de marketing ou branding que não sabe o que fazer pro ano que vem”. Entendeu? E se você for B2B, tem um desdobramento: não basta só incluir o perfil das empresas, mas também o perfil de quem decide a compra dentro das empresas! 

Mensagem

Já a mensagem é simples: é aquilo que você tem a dizer pras pessoas, para que elas cheguem no comportamento do objetivo 2. 

Campanha

Calma, calma: não é para colocar aqui todas as campanhas que você vai fazer ao longo do ano – até para não enlouquecer o time criativo de uma vez. Campanha é um conjunto de ações que faz seu público perceber sua mensagem. 

Ou seja: aqui, mais do que dizer que vai ter campanha de mídia out of home em determinados meses com um slogan certo, você precisa delimitar as ações que vão convencer seu público a abraçar sua mensagem. E a engenharia reversa, olha ela aí, é sua melhor amiga. 

Deu pra entender? Tomara que tenha ficado mais fácil de compreender no texto do que no TikTok – até porque a gente sabe que se você chegou até aqui, é porque não está procrastinando enquanto rola a tela na sua rede social favorita.

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