Manifesto por Brand Centric Companies

18/06/2021

Nós, gestores de marca, vimos as marcas trazerem resultados incríveis para seus negócios. Vimos as marcas criarem vínculos duradouros com seus consumidores. Mas também vimos as marcas serem relegadas àquilo que não vende, que não se conecta, ao superficial, a algo para fazer depois.

Mas nós, gestores de marca, sabemos também quando o mundo dos negócios está pronto para se transformar.

Somos treinados para compreender a cultura, o contexto e o mercado. E sabemos quando o vento muda de direção. Agora, chegou a hora de assumir nosso lugar e colocar branding em uma posição estratégica nas empresas.

É hora de entrarmos na era das brand centric companies.

Nem todas as empresas se tornaram símbolos de seu tempo. Mas as que chegaram lá encontraram a fidelidade de seus consumidores, a eficiência de seus custos e um crescimento consistente.

Já vivemos a época das empresas centradas em consumidores. Ela trouxe resultados, sim: vimos reduzir os atritos durante o uso dos produtos; vimos melhorar o atendimento; vimos uma experiência de consumo melhor.

Agora, estamos evoluindo para um novo momento, que valoriza menos a primeira venda e mais a recorrência de uso. Um momento em que uma marca forte busca ter e reter os melhores talentos na empresa; busca consumidores dispostos a continuar consumindo, interagindo e recomendando seus produtos e serviços; busca futuros clientes mais dispostos a tomar a decisão de compra ao saber o que a empresa representa.

Um momento em que o custo de mídia sobe e a disputa pela atenção das pessoas fica cada vez mais acirrada. E o que todos nós buscamos nesse turbilhão de telas, ofertas e informações? Relevância.

Estamos, sim, entrando numa nova era: a era das empresas centradas em marca.

E ser centrado em marca não é olhar apenas para a aparência. Pelo contrário. É ser centrado em significado. E o significado vive na interseção entre consumidores e a verdade da empresa. Entre saber o que se é e o que se quer representar.

Marcas são grandes ícones do nosso tempo, grandes propulsoras da nossa cultura, grandes forças da nossa economia.

Já se foi a era do produto pelo produto. E já está entre nós a era do produto com significado. Não em campanhas. Não em mídia. Não só em telas e em ofertas vazias, mas, sim, em atitudes que representam uma essência. E essência não se perde com o tempo.

Cabe a nós, gestores de marca, colocar branding em um lugar estratégico e fazer um mundo mais brand centric. Cabe a nós fazer essa mudança acontecer.

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