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Case: Como a Daki usou o Purple Metrics para Identificar e explorar novas oportunidades de mercado

Como a Daki usou o Purple para Identificar e explorar novas oportunidades de mercado

09/02/2024

Neste artigo, você verá como a Daki, um aplicativo de supermercado online, utilizou o Purple Metrics para medir a performance de branding em diversos canais com base na opinião dos seus consumidores. Destacaremos os seguintes pontos-chave:

  • Elasticidade da marca e expansão de ofertas
  • Descoberta da forte conexão emocional com os clientes
  • Pilares da marca: confiança e praticidade
  • Transformação de insights em ação para aprimorar a percepção da marca e expandir a oferta de produtos.

Contexto

A Daki, aplicativo de supermercado online e essenciais sob demanda,nasceu com a missão de revolucionar a forma como as pessoas fazem mercado. Conhecida por ser pioneira em entregas rápidas no Brasil e somando mais de 2 milhões de downloads, o app oferece até 10.000 produtos, que incluem: mercearia, hortifruti, carnes & congelados, padaria, bebidas, casa & limpeza, cuidado pessoal, bebê e até produtos para os pets.

Case Daki: Branding Insights com Purple Metrics
A Daki, aplicativo de supermercado online e essenciais sob demanda,nasceu com a missão de revolucionar a forma como as pessoas fazem mercado.

Com foco em melhorar cada vez mais a experiência e oferta ao consumidor, a empresa tinha um desafio claro: acompanhar a percepção do público em relação à marca de forma mais frequente e segmentada.

Em 2023 a Daki começa a usar o Purple Metrics para coletar informações do consumidor de forma recorrente em diferentes canais: redes sociais, site, base de emails e até no próprio app.

A partir disso, a Daki consegue mensurar a analisar o resultado dos trabalhos em comunicação e ter insights importantes para o negócio.

Elasticidade gigante: indicador de marca favorável para a expansão da Daki

Entre todos os insights gerados com o Purple Metrics, a elasticidade da marca era um dos que mais chamava a atenção.

A elasticidade (que mede a predisposição do público a consumir outros produtos ou serviços da marca) da Daki era enorme, se posicionando regularmente mais de 10 pontos acima da média do Purple Metrics, indicando que o público de Daki estava preparado para consumir demais produtos e serviços.

Case Daki: Branding Insights com Purple Metrics
A elasticidade (disposição a consumir outros produtos ou serviços da marca) da Daki era enorme, se posicionando regularmente mais de 10 pontos acima da média do Purple Metrics, indicando que o público de Daki estava preparado para consumir demais produtos e serviços.

Os comentários reforçavam isso, com dezenas de pedidos de maior variedade de marcas e produtos:

Case Daki: Branding Insights com Purple Metrics
Os comentários reforçavam isso, com dezenas de pedidos de maior variedade de marcas e produtos

No final de 2023, além da opção de entrega agendada para todas as modalidades de compras, a empresa lançou a SuperDaki, categoria que oferece exclusivamente entregas agendadas com o dobro de sortimento disponível, totalizando até 10 mil produtos. 

“Agora a Daki atende qualquer necessidade do usuário – entrega para agora ou para depois, de cestas menores ou de reabastecimento. Tudo que o cliente quiser, na palma da mão e em um só lugar. E para isso, contar com o Purple Metrics para entender a fundo o desejo e necessidade do nosso consumidor foi essencial “Rafaela Gouvea, Brand Manager de Daki

Descoberta da forte conexão emocional

Apesar de ser um negócio de um ramo muito transacional, a Daki percebeu, através dos dados do Purple Metrics, que desperta altos indicadores de sentimento, com pouquíssima negatividade, indicando forte conexão emocional com os consumidores.

Além disso, sempre pontuava acima da média do Purple Metrics na dimensão Paixão, indicando um público que apoia ativamente o sucesso da marca.

Case Daki: Branding Insights com Purple Metrics
A visualização das quatro principais dimensões relacionadas com o sentimento do consumidor, dividida entre usuários que concordam (roxo), são neutros (lilás) e discordam (laranja), foi fundamental para que a Daki percebesse essa conexão.

A visualização das quatro principais dimensões relacionadas com o sentimento do consumidor, dividida entre usuários que concordam (roxo), são neutros (lilás) e discordam (laranja), foi fundamental para que a Daki percebesse essa conexão.

Confiança e Praticidade como pilares da marca

No Purple Metrics também é possível mensurar atributos específicos da marca, em relação à presença, distintividade e o poder de venda.

No caso da Daki, foram mensurados a percepção de cinco atributos diferentes: Confiável, Preocupada com o cliente, Redutora de stress e ansiedade, Resolutiva e Inteligente e, por último, Prática e facilitadora.

Case Daki: Branding Insights com Purple Metrics
No caso da Daki, foram mensurados a percepção de cinco atributos diferentes: Confiável, Preocupada com o cliente, Redutora de stress e ansiedade, Resolutiva e Inteligente e, por último, Prática e facilitadora.

Apesar de todos esses atributos apresentarem alta distintividade e poder de venda, mostrando a relevância que o público dava a todos esses atributos, a percepção da praticidade e facilidade apresentou os maiores valores em presença, demonstrando o resultado da construção de marca até aqui: a promessa de revolucionar a maneira como as pessoas fazem mercado, oferecendo a melhor experiência para o consumidor.

Os resultados ainda evidenciaram que a marca era muito percebida como “Confiável”,  um grande diferencial da marca, considerando os desafios de segurança enfrentados no mercado.

Esse atributo também apresentou um alto valor no poder de venda, ou seja, esse é um atributo importante para o usuário na hora da compra.

Transformando insights em ação com o Purple Metrics

O sucesso da Daki, fortalecido pelos insights do Purple Metrics, enfatiza a importância de se manter próximo ao pulso do consumidor. A Daki tem usado esses dados não apenas para expandir sua oferta de produtos, mas também para aprimorar a percepção da marca frente ao consumidor.

A combinação de um serviço confiável e uma seleção diversificada, agora ampliada com a SuperDaki, destaca a importância de acompanhar, com frequência, a percepção do mercado em relação a sua marca e ter insumos suficientes para agir na direção certa.

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Purple Metrics é o software de mensuração recorrente de branding para times de marketing visualizarem os resultados da sua marca.

Funciona assim: as marcas instalam a pesquisa do Purple nos seus canais próprios ou disparam link para suas bases. A partir das respostas, os algoritmos geram métricas de sentimento pela marca, comportamento declarado e atributos percebidos.

Nossos clientes amam o Purple Metrics pelos insights acionáveis, monitorar os resultados da marca e tomar decisões de negócios e de ações de marketing regularmente.

Se você quer ter dados recorrentes para conectar suas ações de marca com resultados em negócios, conheça o Purple Metrics.

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